quinta-feira, 29 de maio de 2008

QUE FAZER DIANTE DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS?

Vivemos em uma sociedade informatizada, há tecnologia por todos os segmentos. A escola não pode ignorar esta realidade.
O governo Federal está fazendo sua parte proporcionando recursos para a aquisição de computadores para as escolas, formação de professores, até mesmo proporcionará aos alunos das escolas públicas computadores individuais portáteis.
O que nós professores vamos fazer diante disso?
Nós somos os responsáveis em fazer acontecer a "mágica da incorporação das TICs no dia-a-dia escolar". Para que isso aconteça o primeiro passo é uma mudança nos paradigmas educacionais, nos próprios conceitos de ensino, de aprendizagem e de avaliação.
É necessário termos cuidado para não usar o computador como uma “ferramenta nova” para de transmitir um “conteúdo velho” da mesma forma tradicional, como o evidenciado no vídeo: Metodologia ou Tecnologia? Apresentado no curso de formação de tutores em EAD.
Segundo Silva (2003), a introdução dos computadores no dia-a-dia da escola tem que acontecer de forma cautelosa e bem articulada, pois não será a máquina nem tampouco suas aplicações que melhorarão o processo pedagógico e sim seu uso combinado com estratégias adequadas à realidade dos alunos, levando em consideração suas necessidades, motivação, desenvolvimento cognitivo e interesse.
Esta mudança de paradigmas perpassa pela formação dos professores que devem aprender a explorar as potencialidades dos recursos tecnológicos e criar ambientes que enfatizem a aprendizagem de forma criativa e prazerosa.
Não basta ter acesso aos recursos, tem que saber manuseá-los e fazer deles um instrumento positivo de mudanças.

Um comentário:

Sandra disse...

Olá Marisa!

Sou sua colega no Curso de Tutoria EAD, e estou aqui para dizer que gostei muito do seu Blog.

Abraços,

Sandra